A Fisioterapia Ortopédica, também chamada de fisioterapia traumato-ortopédica, é uma especialidade da reabilitação que previne e trata lesões que acometem os ossos, articulações, tendões, ligamentos ou músculos, resultado de traumas e fraturas como entorses, tendinites e outras patologias.
A Fisioterapia na pessoa idosa tem como objetivo geral minimizar o comprometimento imposto pela instalação de incapacidades e prevenir agravos, mantendo ou melhorando a sua capacidade motora.
A fisioterapia esportiva tem como objetivo: prevenir, diagnosticar e tratar lesões relacionadas com esporte, ou seja, com também a pratica de atividade física. Ela se concentra em ajudar os atletas a se recuperarem rapidamente de lesões e voltarem ao seu nível máximo de desempenho.
TRV é um tipo de fisioterapia que visa melhorar a função do sistema vestibular. Envolve exercícios e atividades que ajudam o cérebro a se adaptar às mudanças no sistema vestibular e melhorar o equilíbrio e a coordenação.
A fisioterapia em reumatologia é uma área de atuação que busca promover a qualidade de vida e a promoção da saúde em indivíduos com doenças reumáticas. As doenças reumáticas caracterizam-se por manifestações crônicas e degenerativas que geram limitações das atividades de vida diária.
fisioterapia neurológica é aquela que trata as sequelas do sistema nervoso, sejam elas adquiridas ou congênitas no indivíduo.
Miofascial: mio = musculo + fáscia = tecido conectivo. Ou seja miofascial significa fáscia muscular ou fáscia que envolve os tecidos musculares. A fáscia ou tecido conectivo é um tecido que envolve, separa e divide o corpo em: tecidos, órgãos, células, etc.
A avaliação fisioterapêutica é responsável por compreender o verdadeiro estado físico e também psicológico do paciente, identificar dificuldades e habilidades, como possíveis déficits importantes no aspectos físicos, motores, sensitivos e funcionais.